sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Novembro Azul 2015

Atualmente 1 a cada 6 homens desenvolve câncer de próstata durante a vida. Contudo, há grande chances de cura para 9 a cada 10 casos diagnosticados e tratados.
A maior dificuldade em conversar sobre este assunto parte do preconceito da população masculina, alvo desta doença, em procurar um especialista para prevenir-se. Assim, a ETEC Carapicuíba assumiu o desafio e conta com a sua contribuição para partilhar informações  através de seus professores, alunos e funcionários.
Você aceita o nosso convite de falar sobre o assunto?
Onde? Na Etec Carapicuíba / Extensão Oscar Graciano / Outros espaços
Quando? No mês de novembro
Como? Compartilhe este panfleto, comente com a sua turma em sala de aula, sua equipe de trabalho, familiares, amigos e faça a sua parte em prol da saúde das pessoas que você ama.


Embora seja verdade que o câncer de próstata é mais comum com o aumento da idade, homens de todas as idades devem estar atentos aos fatores de risco pessoais e conversar com seus médicos para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença.
Aproximadamente 62% dos casos de câncer da próstata diagnosticados no mundo acometem homens com 65 anos ou mais .
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, por exemplo:
Micção frequente.
Fluxo urinário fraco ou interrompido.
Impotência.
Vontade de urinar frequentemente à noite.
Sangue no líquido seminal.
Dor ou ardor durante a micção.
Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal. 

Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos. Outras 
doenças benignas da próstata, como hiperplasia prostática também causam os mesmos sintomas. Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e tratada de imediato.

Fonte: www.oncoguia.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma e seu curso ou use os registros disponíveis para identificar-se.