terça-feira, 29 de maio de 2012

Não dar atendimento a animais atropelados é crime, diz OAB

O fato do motorista não prestar socorro ou acionar autoridades após atropelar quatro capivaras, na Avenida Afonso Pena, configura crime ambiental, é o que afirma a integrante da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS,  Daniela Caramalac. O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira e o ato do  condutor, pela lei, pode ser considerado maus tratos, com pena que varia de três meses a um ano de reclusão, já que não foram tomadas medidas para evitar o sofrimento dos animais.

"Como não existe um SAMU animal, por exemplo, o motorista deveria ter ligado para o 190 que enviaria uma viatura da Polícia Militar Ambiental para atender a ocorrência. Assim, as capivaras seriam encaminhadas para o CRAS (Centro Reabilitação de Animais Selvagens) ou para outro local capaz de provera assistência médica veterinária necessária, evitando sofrimento desnecessário", comentou a advogada Caramalac. Mas está não foi a atitudedo motorista, que fugiu do local.

Porém, com o impacto, a placa do veículo foi arrancada e ficou na via pública, podendo servir como pista para os policiais identificarem o condutor. De acordo   com a Decreto 4645/34, artigo 3º, inciso V, considera-se maus tratos: abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária.

"A ciência já demonstrou que eles sofrem da mesma forma que os seres humanos. Sentem dor, medo e agonia, e precisam ser respeitados e ter reconhecida a sua dignidade, não podem ser tratados como seres insensíveis e inanimados. A proteção aos animais ainda é insuficiente", conclui Caramalac.


Fonte: http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=85341

---

Você viu um atropelamento de animal?
Anote a placa e acione a Polícia.
E, logicamente, preste assistência ao animal.

Um comentário:

  1. "Relatório da OAB descarta violação de direitos humanos na reintegração de posse no Pinheirinho"


    Então quer dizer que a OAB acha um crime matar animais e não considera um crime MATAR PESSOAS?... Interessante como somos todos SERES VIVOS mas NÃO temos a mesma importância quando se trata de assuntos SOCIAIS..

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/13/relatorio-da-oab-descarta-violacao-de-direitos-humanos-na-reintegracao-de-posse-no-pinheirinho.htm

    ResponderExcluir

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma e seu curso ou use os registros disponíveis para identificar-se.