segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial sem Tabaco!!!

No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta segunda-feira (31), o Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde realizam uma grande campanha de combate ao tabagismo, cujo tema "Tabaco e Gênero" será focado especificamente no tabagismo feminino.

O objetivo central da campanha é chamar a atenção do mundo sobre a epidemia e às doenças e mortes que estão relacionadas a ela, além de mobilizar os profissionais da saúde para que fortaleçam a sua participação social no controle do tabagismo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo é uma das principais causas de morte evitável hoje no planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem por ano devido ao tabagismo e caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para mais de 8 milhões de mortes anuais por volta de 2030, dos quais 2,5 milhões serão do sexo feminino.

Um terço da população mundial adulta, cerca de 1,3 bilhão de pessoas, fuma. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes. No Brasil, os dados do Ministério da Saúde mostram que 18,8% da população são fumantes, sendo que do total da população brasileira, 22,7% dos fumantes são homens e 16% são mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos são causadas pelo consumo de tabaco.

A preocupação do tabagismo para jovens também é grande. A OMS estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. O cigarro é a segunda droga mais consumida pelos jovens brasileiros e, anualmente, 200 mil morrem por causa doenças associadas ao tabaco, como câncer do pulmão e doenças cardiovasculares. "Apesar de o Tabagismo ser uma doença cada vez mais divulgada no mundo todo, assim como os malefícios provocados por ela, os jovens de hoje ainda procuram o cigarro. O início do tabagismo acontece até os 19 anos de idade (90% dos casos) e é mais frequente de 10 a 15 anos de idade", diz a psicóloga Silvia Cury.

Campanha aborda a saúde da mulher.
O tema escolhido para a campanha deste ano, "Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres", aborta como a indústria de tabaco busca estratégias de marketing para aumentar a comercialização de seus produtos entre o sexo feminino.

Na última pesquisa do Ministério da Saúde realizada em parceria com o IBGE, em 2008, revela que, embora o número de fumantes venha caindo, a redução de prevalência entre as mulheres foi menor do que entre os homens. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, em algumas regiões do país, as jovens estão experimentando cigarros com maior frequência do que meninos, e o marketing desses produtos contribui muito para esse dado.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que o tabagismo seja responsável por 40% dos óbitos nas mulheres com menos de 65 anos e por 10% das mortes por doença coronariana nas mulheres com mais de 65 anos de idade. Uma vez abandonado o cigarro, o risco da doença cardíaca começa a decair após um ano, reduz-se à metade e, após dez anos, atinge o mesmo nível de quem nunca fumou.

Os efeitos do tabagismo possuem algumas peculiaridades no organismo das mulheres. Estudos realizados pela Universidade de Missouri (EUA) comprovaram que a fertilidade é menor em mulheres que fumam. Além disso, o fumo pode antecipar a menopausa e aumentar as chances de osteoporose nas mulheres nessa fase.

A aceleração do metabolismo e o consequente emagrecimento, provocado pelo cigarro, geralmente constitui uma barreira para mulheres deixarem o vício. Porém, esse mito de que fumar emagrece foi derrubado pelos pesquisadores da Universidade de Navarro, na Espanha. Muito pelo contrário, os cientistas analisaram o índice de massa corporal e os níveis de atividades físicas de mais de 7,5 mil pessoas e chegaram a conclusão de que aqueles que fumavam ou que eram ex-fumantes engordaram muito mais num período de quatro anos, em comparação aos não-fumantes.
Perigos ocultos do tabagismo

Além dos riscos aumentados de câncer de pulmão, de boca e de diabetes, o tabagismo pode causar muitos outros problemas menos conhecidos. Cientistas do Brain Research Center, da Índia, descobriram uma ligação direta existente entre tabagismo e danos cerebrais. Um composto do cigarro, chamado NNK, desencadearia uma resposta exagerada do cérebro a partir de células imunes no sistema nervoso central, fazendo com que os glóbulos brancos, que normalmente eliminam células danificadas, passem a atacar células saudáveis, resultando em graves danos neurológicos.

Sem contar que a nicotina faz com que o organismo dos fumantes produza menos colágeno, substância responsável pelas fibras elásticas da pele, fazendo com que a aparência fique mais comprometida, com flacidez e rugas precoces.

O tabagismo não é prejudicial apenas para quem fuma. Dados da Universidade de York, no Reino Unido, mostraram que mulheres que fumam na gravidez têm maior risco de ter um filho hiperativo e com problemas de atenção na escola. Outro estudo, feito pela Universidade de Brock, no Canadá, mostrou que a fumaça do cigarro dos outros está por trás de 40% dos casos de sinusite crônica nos Estados Unidos.

Fonte: http://msn.minhavida.com.br/

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Parceria Centro Paula Souza e Microsoft - licenças gratuítas


Prezados Alunos,
A partir de amanhã 21/05 até quarta-feira 26/05 estaremos ativando a primeira leva de contas de usuários dos alunos para que os mesmos possam baixar as licenças ORIGINAIS da Microsoft numa parceria com o Governo do Estado de São Paulo


A parceria tem como objetivo:
"O MSDNAA proporciona aos estudantes, professores e servidores das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo e da Administração Central do Centro Paula Souza download gratuito dos produtos de desenvolvimento Microsoft e a instalação dos programas nos laboratórios de informática institucionais e nos equipamentos pessoais, com chaves de instalações originais.O programa tem dois objetivos básicos: - Facilitar e tornar mais barata a obtenção de ferramentas de desenvolvimento, plataformas e servidores para fins educacionais e de pesquisa; - Formar uma comunidade de instrutores que possam compartilhar seus programas de aula e outros recursos de aprendizagem para dar suporte ao uso destas tecnologias."
fonte: Centro Paula Souza

As escolas que conseguirem completar 70 % das ativações de conta atá a data de 26/05 receberam um projetor multi-midia e um computador.

Portanto não faltem...
Saiba Mais

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Festa junina!

Caros alunos, a nossa festa junina está se aproximando...contagem regressiva!
Teremos comes e bebes típicos, quadrilha, música moda de viola, brincadeiras e vocês todos!
Convidem seus familiares! É sempre bom encontrar os amigos num ambiente de festa para conversar, dançar...queremos proporcionar esse momento agradável a todos! Contamos com vocês!!!
Os convites serão vendidos na Coordenação com a Auxiliar de Coordenação Tânia, na Cantina e na Xerox da Escola com Juliano!

sábado, 15 de maio de 2010

Vestibulinho - Inscrições terminam quinta!



Olá alunos e toda equipe ETEC Carapicuíba


Nos ajude a divulgar o nosso vestibulinho. As inscrições terminam na próxima quinta.


A ETEC Carapicuíba agradece!!!



quarta-feira, 12 de maio de 2010

Atividades esportivas gratuitas

Pratique esportes!

A Secretaria de Esportes e Lazer de Carapicuíba oferece atividades esportivas em vários locais da cidade, confira:

- Ginásio Ayrton Senna
Alongamento (também para a 3ªidade)
Ginástica (feminino)
Aeróbica (feminino)
Ballet (feminino)
Futsal (feminino e masculino)
Kung-fu (feminino e masculino)
Vôlei (feminino e masculino)
Capoeira (feminino e masculino)
Futebol (feminino)

- Ginásio Tancredo Neves
Basquete (feminino e masculino)
Boxe (feminino e masculino)
Capoeira (feminino e masculino)
Futebol (masculino)
Futsal (masculino)
Handebol (feminino e masculino)
Judô (feminino e masculino)
Karatê (feminino e masculino)
Kickboxing (feminino e masculino)
Kung-Fu (feminino e masculino)
Dança do Ventre (feminino)
Aeróbica (feminino)
Jazz (feminino)

- Parque do Planalto
Tai-chi-chuan (também para a 3ª idade)
Aeróbica (feminino)
Ballet (feminino)
Futebol (masculino)
Karatê (feminino e masculino)
Kung-fu (feminino e masculino)
Alongamento (feminino e masculino)
Capoeira (feminino e masculino)

- Complexo esportivo Vila Cretti
Futebol de Campo (feminino e masculino)
Kung-fu (feminino e masculino)
Karatê (feminino e masculino)

- Estádio do Niterói
Caminhada
Ginástica

As matrículas estão abertas de Segunda a Sexta-feira das 8h às 17h, nos locais onde os cursos são realizados.

Concurso Público em Carapicuíba

Noventa e seis vagas para quarenta e três cargos cargos estão disponíveis no concurso aberto pela Prefeitura de Carapicuíba, na última sexta-feira, 30 de abril. Com salários que variam entre R$ 560,00 a R$ 3.800,00, os cargos exigem desde apenas alfabetização até curso superior, passando por ensino fundamental e ensino médio.

São vagas desde ajudante geral, merendeira, mecânico de auto, escriturário, motorista, vigia , a engenheiro civil, arquiteto, médico diarista, analista em T. I., passando por agente de trânsito, fiscal de tributos, técnico de enfermagem.

As inscrições podem ser realizadas pela internet ou presencialmente, no antigo Colégio Liberdade (Avenida Mirian, 153 – 1º Andar). Inscrições pela internet devem ser feitas até o dia 30 de maio, através do site da empresa responsável (www.integribrasil.com.br), enquanto as inscrições presenciais poderão ser feitas até o dia 29, das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Durante os sábados, o atendimento será das 9 às 13 horas.

Para se inscrever no concurso público é necessário, entre outras coisas, ter mais de 18 anos, ter prestado as obrigações militares (para o sexo masculino), estar em pleno gozo de dos direitos políticos e civis, não possuir antecedente criminais, nem ter sido demitido por justa causa do serviço público.

O prazo de validade do Concurso Público será de 2 ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez por igual período, e a Prefeitura reserva-se o direito de proceder as convocações para contratação no emprego em época e quantidade que atenda as necessidades de serviço.

Informações a respeito dos cargos, taxa de inscrição e outros podem ser encontrados no edital, no site oficial da Prefeitura de Carapicuíba: www.carapicuiba.sp.gov.br.

Fonte: http://www.carapicuiba.sp.gov.br/

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Agradecimentos Semana Paulo Freire

Bom dia Comunidade escolar!
Gostaria de agradecer aos alunos do 1º Módulo de Comunicação Visual que realizaram as atividades nos períodos da manhã e da  tarde sob a temática do Protagonismo Estudantil, obrigado pela dedicação dispensada. Obrigado alunos dos outros módulos que participaram das atividades sugeridas, debatendo, questionando, opinando...
Obrigado alunos que participaram do debate sob "Concepções de juventude" motivada pela Vídeoconferência do Centro Paula Souza (06/05) no período da manhã. Obrigado professor Noelsi pela colaboração e acompanhamento das atividades durante a videoconferência e à Coordenadora Marcela que acompanhou as atividades dando todo o suporte necessário. Alunos,  a voz de vocês e a visão crítica sob os assuntos referentes à família, juventude e direitos demonstrou o posicionamento crítico e o papel social que desempenham enquanto sujeitos e agentes transformadores da sociedade! Vamos criar outros momentos de debate! A equipe de Gestão Pedagógica acolhe as sugestões, são sempre válidas e bem vindas!
Gostaria de deixar claro a toda comunidade ETECana  que equívocos acontecem, mas a escola é o lugar onde não é pecado errar. Errar faz parte do processo de ensino e aprendizagem, peço consideração e desculpas se algo fugiu do planejado.
Obrigado professores que direta ou indiretamente acompanharam as atividades, com sugestões,opiniões e críticas, afinal, tudo é aprendizado. Com certeza, no próximo evento, coletivamente, seremos melhores. Gostaria de agradecer aos professores Eduardo (CV) e João que conduziram a atividade do período noturno, mediando o debate  e reflexão do Filme "Pro dia nascer feliz". Todo comprometimento deve ser exaltado, muito obrigado!
Agradeço também à Tânia por todo apoio dispensado, secretariando as atividades (listas de presença, reserva de equipamentos, colaboração na exposição das Fotonovelas, mural de reflexão com as frases de Paulo Freite, Videoconfêrencia, declarações etc). Agradeço também a equipe da limpeza e  a equipe da manutenção pela especial atenção dispensada nessa semana.
Sem a contribuição de vocês, essas atividades não aconteceriam!

Obrigado!
Wagner

Orientação para Estagiário

Atenção alunos estagiários!
Ontem houve a primeira reunião de estágio e alguns alunos não apareceram. Peço que acompanhem os informes referentes à supervisão de estágio nos murais da escola e no Blog da ETEC. Alunos que não puderam comparecer, procurem-me no horário da coordenação para as orientações iniciais com urgência.

Wagner

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Documentação sobre estágio no site da etec

Caros alunos

Vocês encontram no item documentos do site da etec arquivos referente: a lei de estágio, modelo de termo de compromisso de acordo com a lei de setembro de 2008, modelo de relatório e orientações da coordenação pedagógica.

Agradecimentos

Estimados alunos!
Primeira missão cumprida - o nosso auditório já poderá ser utilizado. Não do jeito que gostaríamos ou mereceríamos, mas, estamos no caminho.  Muito obrigado funcionários por nos ajudar nesse multirão e alunos de  1º Módulo de Comunicação Visual , meu especial agradecimento.  Esse ato de solidariedade e doação é exemplo da  vivência de uma pedagogia para a vida, assim como nos ensinou  o  Mestre Educador Paulo Freire.
Muito obrigado,
Wagner Araujo

Comunicado - Reunião de Orientação para estagiários

COMUNICADO


O Coordenador Pedagógico desta Unidade Escolar, no uso de suas atribuições, convoca a todos os alunos estagiários, a participarem da Reunião de Orientação de Estágio, dia 06/05/2010, às 18h00, na sala nº 14 da ETEC – 2º chamada, às 19h00, na sala da Coordenação (1º andar, sala nº 08).

Alunos da Extensão Oscar Graciano - a reunião acontecerá no mesmo dia às 21h00 na sala da coordenação  na Oscar Graciano

*Obs.: Alunos que estejam estagiando e não constem na lista, também estão convocados a participarem da reunião.


Carapicuíba, 03 de maio de 2010
*A relação dos alunos estão fixados nas salas e no mural da escola.


Wagner Santos Araújo

Coordenador Pedagógico

Semana Paulo Freire

Comunidade escolar, bom dia!
Nessa semana, teremos alguns momentos dedicados para refletir a respeito da importância do Educador Paulo Freire no cenário educacional brasileiro. Vocês verão no nosso prédio frases desse educador tão decicado em um mural preparado especialmente para isso. Frases para a nossa reflexão educacional. Todos estão convidados a refletir. Ele foi aclamado por muitos educadores em diferentes países em função do seu método, método Paulo Freire e uma das mais importantes características é a pedagogia vivida por ele, a pedagogia do  exemplo!
Boa semana a todos!