sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia 23 de abril dia internacional do livro!!!

Comunidade escolar! Hoje, 23 de abril é o dia internacional do livro. Eis alguns procedimentos que poderão ajudar a cuidar dos livros. Aproveitem o dia de hoje e comecem uma leitura agradável na nossa biblioteca. Em breve teremos um projeto leitura em nossa escola!

Cuidados com livros
No dia 23 de abril, Dia Internacional do Livro, a palavra de ordem é: tratar bem os livros! Considerando-os valiosos patrimônios que devem ser preservados e conservados, para sua melhor utilização, aqui vão algumas dicas de cuidados com estas peças ricas em cultura
No dia 23 de abril, Dia Internacional do Livro, a palavra de ordem é: tratar bem os livros! Considerando-os valiosos patrimônios que devem ser preservados e conservados, para sua melhor utilização, aqui vão algumas dicas de cuidados com estas peças ricas em cultura.
ArmazenagemDisponha os livros em local afastado das paredes, ordenados verticalmente, sem acúmulo excessivo. As prateleiras e o mobiliário complementar não devem ser inflamáveis. Fósforos, isqueiros, velas, lamparinas e cigarros devem ser evitados no ambiente.
TemperaturaÉ aconselhável que os livros sejam mantidos à temperatura de 22º C, já que temperatura excessiva (acima de 25º C) faça com que as fibras de celulose percam propriedades como elasticidade, flexibilidade e resistência.
UmidadeA umidade relativa não deve ultrapassar 60% e os livros devem ficar afastados de encanamentos ou caixas de água. O excesso de umidade faz com que as fibras de celulose percam a resistência. Mantenha os livros em ambiente com circulação de ar permanente.
LuzMá iluminação pode produzir alterações cromáticas e fotoquímicas. Iluminação ambiental de 50 watts é a correta, evitando a incidência perpendicular de luz sobre o documento. A luz artificial mais utilizada é a fluorescente (fria, rica em infravermelhos e de baixo custo), previamente tratada com filtros, de modo a baixar os níveis de radiação.
E, acima de tudo:- Não manuseie com as mãos sujas;- Não rabisque ou faça anotações nas folhas;- Não rasque ou arranque folhas;- Não apóie o cotovelo no livro;- Não coloque, entre as páginas, objetos mais espessos que o papel;- Não dobre o canto das folhas;- Não use saliva para virar as folhas;- Não coma ou beba próximo aos livros.
Agora, caso seja necessário, restaure um livro que não está em boas condições e troque a capa em nove passos. Você vai precisar de: papel washi; cola ou fita adesiva para encadernar; espátula polida; papel de guardas colorido; pincel; papelão de 2 mm; régua metálica; estilete; cartolina; papel ou tecido para forrar. Vamos lá:1. Desmonte o livro todo, retirando a capa e a cola velha da lombada. Faça isso com cuidado para não rasgar nenhuma folha.2. Se alguma página estiver rasgada, una-a com papel washi e cola de encadernar ou fita adesiva especial. Use uma espátula polida para não rasgar o papel.3. Prense o livro sem capa durante alguns dias. Você pode colocá-lo entre duas tábuas e apoiar algo pesado em cima.4. Corte as guardas (ou seja, as páginas sem texto que unem o livro em si à capa) da mesma medida que as demais páginas do livro.5. Com cola diluída, cole-as à primeira e à última página.6. Passe cola na lombada com o pincel, cole um papel forte do mesmo tamanho em cima e espere secar bem.7. Prepare a capa separadamente: • Corte dois papelões que ultrapassem 1 mm pela lateral e 3 mm pela parte superior e inferior das páginas do livro. Meça com a régua e corte com o estilete.• Corte uma cartolina mais fina do tamanho da lombada.• Estique o papel ou o tecido sobre a mesa, com o avesso para cima, e coloque as três peças em cima, separadas entre si, para que o livro possa abrir e fechar.• Cole os três papelões à capa com cola de encadernar e dobre os cantos e as laterais, forrando bem.8. Una a capa ao restante do livro colocando a cola de encadernação nas guardas do livro (que vão unidas ao papelão da frente e do verso).9. Prense novamente o livro durante algumas horas.
Se preferir ajuda profissional, o site Restauração de Livros oferece serviços para quem precisa recuperar um volume deteriorado pelo tempo, atacado por alguma praga ou bolor ou danificado por mau uso.
Usando e armazenando o livro corretamente, você terá um amigo para o resto da vida. Dele vem o conhecimento. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma e seu curso ou use os registros disponíveis para identificar-se.