terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Osasco prepara Encontro Internacional e Fórum Mundial de Educação

Osasco será a capital mundial da Educação. Entre os dias 23 e 27 de fevereiro, Osasco irá sediar dois dos maiores eventos da área: o Fórum Mundial de Educação Infantojuvenil (FMEIJ) e o Encontro Internacional de Educação de Osasco (EIE), respectivamente. A abertura do EIE será feita pelo ministro da Educação, Fernando Haddad e pelo prefeito Emidio de Souza.
Encontro
O EIE, Encontro Internacional de Educação, que será realizado entre os dias 23 e 25 de fevereiro, utilizando os espaços do Unifieo (Centro Universitário Fieo) e da Fizo – Faculdades Anhanguera, está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Osasco e tem como objetivo gerar espaços de debates, reflexões, troca de experiências, estudos e pesquisas sobre temas fundamentais relacionados à discussão da educação como um Direito Humano.
Intelectuais, profissionais da educação e também de outras áreas e estudantes em geral poderão participar, apresentando seus trabalhos ou integrando os debates em torno dos temas que foram eleitos para compor a programação deste encontro, que são:

· Educação para uma Vida Sustentável
· Qualidade da Educação
· Garantia, Acesso e Permanência
· Sistema Educacional
· Financiamento da Educação
· Educação para e pela diversidade
· Inclusão
· Valorização e Formação dos Profissionais da Educação
· Educação ao Longo da Vida
· Relação Escola-Comunidade
· Educação para a Cidadania Planetária
· Educação como Direito Humano.

Fórum:

O FMEIJ, Fórum Mundial de Educação, programado para os dias 26 e 27 de fevereiro, no mesmo local, é uma realização do Conselho Internacional do Fórum Social de Educação, que deriva do Fórum Social Mundial (FSM). Surgiu devido à necessidade de maior participação da educação como pauta dos debates travados no FSM. Trata-se de um movimento pela cidadania planetária e pelo direito universal à educação, um espaço de constante diálogo entre todos os que, no mundo globalizado, levam adiante projetos de educação popular. O FME tem por objetivo elaborar um conjunto de diretrizes que possam fazer parte de reflexões no mundo inteiro, buscando acordar políticas, planos, programas e projetos educacionais, em todos os níveis de ensino.
Serão debatidos quatro Eixos Temáticos, que irão problematizar e dialogar com a seguinte premissa: “Educação é direito e é um bem público”. São eles:

· Eixo 1: Espaços de participação e exercício da cidadania de crianças e jovens.
· Eixo 2: Espaços e tempos de ensinar e de aprender: concepções e práticas.
· Eixo 3: Ser educador(a): formação e práticas educativas nas sociedades atuais.
· Eixo 4: Políticas Públicas: como tem sido assegurado, em diferentes sociedades, o direito ao pleno desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos?

Informações EIE:
Local: Av. Franz Voegeli, 300 e 900 – Vila Yara – Osasco – SP
Informações: (11) 3651-8723 / 3652-9520
Inscrições: www.eieosasco.net
contato@eieosasco.net
Informações FMEIJ:
Inscrições: (11) 3021-0670
secretaria@forummundial.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos e comentários que não se enquadram no contexto do blog serão recusados pelo moderador. Informe seu nome e sua turma e seu curso ou use os registros disponíveis para identificar-se.