terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Uma boa ideia para desenvolvermos aqui. Quem topa?


Material escolar: feiras de usados promovem consumo consciente

Como pais, alunos e professores se envolvem com práticas de doação e troca, economizam na conta e ainda contribuem para um futuro sustentável
Janeiro é época de iniciar a compra do material escolar contido nas listas enviadas pelas escolas para o início do ano letivo. Pesquisar os melhores preços, fazer compras de grande volume em conjunto com os pais de outros alunos, reutilizar materiais do ano anterior, ou trocar materiais com os pais de outros alunos já são práticas comuns. Trocar, doar e passar para frente itens usados como livros, objetos de papelaria em bom estado e uniformes são soluções cada vez mais utilizadas para diminuir gastos. Ao mesmo tempo, essas atitudes também contribuem para reduzir o impacto ambiental negativo sobre os recursos naturais utilizados na fabricação de novos materiais a cada ano.

Algumas escolas têm facilitado o acesso a materiais usados, promovendo, por exemplo, feiras de livros. O Colégio Ítaca, em São Paulo, é um dos que promove feiras de livros, como conta a bibliotecária e idealizadora do projeto, Marta Regina Mingardi. “Ninguém gosta de jogar fora um livro, que é algo de tanto valor. O melhor é encaminhar para doação”, afirma.  O projeto, que recebe livros didáticos e paradidáticos e os disponibiliza gratuitamente na feira, é uma ideia que tem atraído cada vez mais a comunidade escolar. “A feira acontece paralelamente à venda de livros novos. Muitos pais passam primeiro na feira de trocas, para depois complementarem com itens novos o que ficou faltando da lista”, indica Marta Regina. Mães do colégio, como Daniella Sparvieri, aprovam a ação. “Se um livro não vai mais ser usado, não tem porque mantê-lo, em casa”, ressalta a mãe de dois alunos que, preocupada com o desperdício de materiais, também procura conservar o material da melhor maneira possível. “Eu conservo os livros, encapo, restauro. Um caderno que não terminou, por exemplo, podemos usar no ano seguinte”, ensina Daniela.

Para Vilma Martins, da Organização dos Pais da Escola Nossa Senhora das Graças (conhecido como Gracinha) e coordenadora do projeto “Livro Livre”, “cuidado com os filhos não significa sempre dar algo novo. O cuidado passa pela preservação do que já temos”. A feira (foto) promovida na escola proporciona doação e troca de livros usados desde 2010 e, segundo sua coordenadora,” catalisa uma mudança na cultura da necessidade do novo”. Mãe de ex-alunos do colégio, Vilma conta que em 2012 foi feito um levantamento sobre a economia dos pais na compra de material didático após a adesão à feira. “Percebemos que os pais chegavam a economizar em média R$ 350,00 na compra de livros”, alerta.

Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, reforça a importância desse tipo de ação das escolas e o envolvimento dos pais nas práticas mais conscientes de consumo. “Imagine que a cada ano, milhares de alunos compram materiais novos para as aulas, enquanto outros descartam ou acumulam itens que não têm mais uso, ou que ficaram esquecidos em casa. Promover a troca e doação destes materiais é uma solução por meio da qual todos são beneficiados: alguns têm as necessidades básicas de material escolar atendidas sem pesar no orçamento, enquanto que outros dão melhor destino para itens que poderiam ser desperdiçados, acumulados ou jogados fora sem necessidade”, ressalta Mattar.

Na Escola Stagium, em Diadema (SP), a recomendação sobre o reaproveitamento dos materiais é feita na circular. “Pedimos por escrito que os pais aproveitem o material e façam a reposição somente do necessário. Também trabalhamos a conscientização nas crianças, que são o canal para a mudança”, conta Greice Urtado Ilha, coordenadora pedagógica do colégio.

Incentivo que veio dos pais
No Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (também conhecido como Consa), as feiras de trocas de livros são realizadas desde 2008 e contam, em média, com a participação de mais de cem famílias por evento. A troca de livros já era realizada informalmente entre alguns pais antes da criação da feira. Como conta Ana Carlota Niero Pecorari, orientadora educacional e coordenadora de Segmento do Ensino Médio do Consa, a escola investiu na criação da feira para ajudar os pais e incentivar a prática de consumo consciente.

Para o Akatu, trocar, doar e compartilhar são formas de promover o consumo consciente e a sustentabilidade, além de contribuir para que pais, alunos e professores reflitam sobre o consumo, cidadania, desperdício, utilização de recursos naturais, lixo e meio ambiente.

Matéria publicada no site do Instituto Akatu em 24 de janeiro de 2013 para acessar o material original clique aqui.

Prestação de Contas - Despesas Miúdas e Pequenos Pagamentos - Janeiro / 2013

Informamos a todos os alunos, professores e equipe que o balancete de Prestação de Contas de Despesas Miúdas e Pequenos Pagamentos, encontra-se disponível em nosso quadro de avisos na Sede e Ext. Oscar Graciano, para conhecimento de toda comunidade escolar.

Att. Diretoria de Serviços

Projeto Brazucah 2012

Informamos a todos os alunos, professores e equipe que os filmes exibidos no projeto Brazucah nas Escolas / 2012, estão disponíveis em nossa biblioteca para uso de toda a comunidade escolar.

Favor consultar regulamento da Biblioteca para o empréstimo destes filmes.

Atenciosamente,

Profª. Renata Lopes Garcia - Coordenadora do Projeto 
Camila Puppe - Agente Brazucah 2012

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Assembleia AAPM 28/2/2013


Oprtunidade de estágio - Administração

Ramo da Empresa: Comércio e Serviços  de Beleza

Cursos: Admiistração e Secretariado

Requisistos: Concuir do 1º semestre de 2013 ao 2º semestre de 2014

Benefícios: Bolsa auxílio de R$400,00/ mês; Auxílio Transporte; Seguro de Vida; Recesso Remunerado; Possoibilidade de Efetivação

Horário e Local de Estágio: De segunda a sexta-feira das 15h às 20h e aos sábados das 14h às 18h - Centro - Barueri.

Os interessados devem anotar o código 84527  e ligar para (11) 35149300.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Informe aos Responsáveis dos alunos do Administração ETIM da Etec Carapicuíba da Ext. EE Oscar Graciano



Informamos aos Senhores pais/responsáveis e alunos, que no dia 21 do mês de fevereiro de
2013, os alunos do curso de Administração ETIM da Etec Carapicuíba da Ext. EE Oscar Graciano
serão dispensados excepcionalmente as 14h20min.

A reposição das aulas do componente será realizada na sexta-feira, dia 22 de fevereiro das
7h as 8h40min.

As demais turmas dos cursos integrados ETIM tanto da  Etec Carapicuíba Sede, como da Ext. EE Oscar Graciano ocorrerão normalmente conforme o horário.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Suspensão das atividades Etec Carapicuíba Sede

Atenção

Hoje (19/02) em virtude de problemas decorrentes de falta de energia, estão suspensas as atividades na Etec Carapicuíba Sede no período noturno.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Estágio Remunerado

Governo do Estado de SP

Por favor ajudem a divulgar...

http://inlocco.com.br/?p=1265


PRAZO PARA SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

CAROS ALUNOS,

PRAZO PARA SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS:

- DE 04 A 18 DE FEVEREIRO DE 2013

Oportunidade de Trabalho:Recepção

Cargo: Recepcionista
Sexo: Feminino.
Local de Residência: Município de Carapicuíba.
Local de Trabalho: Município de Carapicuíba.
Resumo da vaga: atendimento telefônico, atendimento a clientes, enviar e receber fax, fazer pesquisas e cotações, arquivos de documentos, serviços em cartório e correio, organização e ordem do escritório, ter conhecimento em rotina de escritório.
Formação: Ensino Médio Completo.
Cursos: Informática Básica.
Período de Trabalho: Segunda à sexta das 08:00 às 17:48.
Salário : á combinar
Benefícios: Vale Transporte e Cesta Básica
Enviar Curriculum para: financeiro@masterprotecao.com.br - (A/C: Sandra)
 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO: INFORMÁTICA/ELETRÔNICA

Technology & Product Quality oferece oportunidade de estágio nas áreas de Informática e Eletrônica. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone: 2185-9329

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Oportunidade de Trabalho:Designer

Contratação Urgente! Designer gráfica para desenvolvimento. Agente de mídias digitais para gestão Vendedores de alta performance Salário - Comissão - Premiações Enviar currículo para: edgar@grupouedaeduduch.com.br / arte@mondeluz.com.br

Oportunidades de Trabalho

MUTIRÃO DO EMPREGO ENTREVISTAS NO LOCAL Av. Francisco Pignatari, 630 – FNC – FACULDADE NOSSA CIDADE - Ao lado da Fatec de Carapicuíba. Data da pré-seleção: 04/02/13 às 13h. AUX. PRODUÇÃO OP. DE TELEMARKETING JOVEM APRENDIZ NUTRICIONISTA AGENTE DE ARRECADAÇÃO VENDEDOR (A) ATENDENTE AUX. DE LIMPEZA MOTORISTA ARRUMADEIRA CARGA E DESCARGA PORTEIRO COZINHEIRA ELETRICISTA DOMÉSTICA POSSIBILIDADES DE OUTRAS VAGAS Os interessados devem comparecer com documentos pessoais, currículos e caneta. OBS: Toda segunda-feira tem seleção de emprego! INFORMAÇÕES: 4183-3691 ou 4183-1675